Olá para todos! Hoje trago uma postagem um pouquinho diferente das apresentadas aqui no blog anteriormente. Se trata de uma arte relacionada a cultura japonesa, a ikebana (生け花).
Para quem nunca ouviu falar do assunto, ou quer saber algo mais sobre essa tradição, a ikebana é consiste na arte de montar arranjos florais com base em regras e simbolismos preestabelecidos. Esse arranjo é criado com ênfase no aspecto linear, além de harmonia e cor.
Inicialmente, foi desenvolvida para servir de oferenda religiosa em templos budistas, decorar altares. No século XIV passa a ter caráter estético e a ser praticado pelos nobre mas sem perder o seu significado tradicional Em sua montagem se inclui o vaso, suporte para prender o arranjo, caule, folhas e ramos, além das flores, e sua estrutura segundo os japoneses está baseada principalmente em três pontos que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, podendo variar de acordo com o estilo. Os mais famosos são:
>>>Ikenobo - São arranjos com devoção aos deuses, decorados com galhos. É o mais antigo de todos e surgiu em templos de Kyoto, por Ikenobo Senkei e Ikenobo Senno. A família desenvolveu e divulgou a arte de ikebana através de gerações.
>>>Sanguetsu - Prioriza o equilíbrio, a simplicidade e a beleza e tem como principal característica, o respeito pela natureza e sua importância e se diferencia dos demais por ter como princípio a não modificação dos materiais usados (folhas, flores e galhos) tentando criar um arranjo mais natural e equilibrado possível. Foi criado por Okada Mokichi.
>>>Ohara - Foi desenvolvido por Ohara Unshin, que decidiu incluir flores ocidentais em seus arranjos, o que foi possível com a abertura dos portos do Japão para o exterior.
>>>Sogetsu - É um dos estilos mais novos, e originou-se através de Teshigahara Sofu, que passou a usar demais elementos em sua arte, não apenas os relacionados a natureza.
Independente do estilo, os praticantes de ikebana valorizam o aspecto espiritual, onde o silêncio necessário para a concentração na hora de criar os arranjos, faz com que o praticante vivencie aquele momento, fazendo com que aprecie o que existe na natureza.
No Rio de Janeiro está sendo realizada esta semana uma exposição de Ikebana, o que me inspirou a comentar um pouco sobre essa arte. Ela acontece até amanhã, 29/03, na Praça Coronel Eugênio Franco, em Copacabana. Acredito que quem puder presenciar essa mostra não vai se arrepender e poderá também conhecer um pouquinho mais da cultura japonesa.
Eu não pude conferir porque como já contei no post passado, me acidentei alguns dias atrás e ainda estou me recuperando. Sem contar que amanhã, no último dia da exposição, é o aniversário da minha mãe. Então, ficarei em casa.
Aqui tem alguns exemplos dessa arte tradicional:
E vocês, me digam o que acharam. Já conheciam a ikebana? Qual dos arranjos florais mais gostaram? Deixem nos comentários que eu vou conferir.
################################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais:
YouTube: Amanda Midori
Facebook: Amanda Midori
Twitter: twitter.com/amandamidori__
Instagram: instagram.com/amanda.midori
Google+: +AmandaMidoriLimaTeixeira




O seu bog é muito bom eu amei...um beijinho e resto de um bom domingo.
ResponderExcluirObrigada Sara!
ExcluirOlá, Amanda, tudo bom? Sou o Diego do blog Vida & Letras (Instagram: @vidaeetras) e pedi que algumas pessoas deixassem seus blogs para que eu pudesse conhecer, seguir, comentar (o seu também estava lá rs.). E agora estou fazendo isso porque só agora tive um tempinho.
ResponderExcluirSobre a sua postagem acho incrível as ideias que a cultura japonesa nos apresentam. Essa ideia do Ikebana me fez lembrar a ideia dos 5S do senso de organização, apesar de um falar de fé e beleza e o outro de organização e praticidade. Mesmo assim são ideias ótimas. Acredito que todo tipo de fé é válida. Os arranjos ficam maravilhosos, lindos demais. Seu blog tem um conteúdo muito bom, gostei muito.
Bjão
Diego.
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Obrigada pela visita Diego! Tudo bom! Eu sei como é esse dilema da falta de tempo e, de às vezes termos que deixar para depois coisas que gostaríamos de fazer naquele exato momento. Concordo com você e nem precisa dizer que sou fã. Aliás, sou uma pessoa que admira as diversas culturas ao redor do planeta e sonho, um dia, poder conferi-las de perto. Saiba que sou imensamente grata pelos elogios feitos ao meu blog e vou vistar o seu também porque gosto de conhecer e compartilhar as diferentes visões que os seres humanos possuem sobre tudo que acontece ao nosso redor.
ExcluirNossa, que linnndo!!
ResponderExcluirNão conhecia o Ikebana, mas depois do teu post, fiquei encantada, achei muito lindo mesmo.
Parabéns pelo blog, lhe desejo muito sucesso.
beijos,
www.estilo-malu.blogspot.com.br
A Ikebana realmente é uma arte encantadora. Que bom que gostou. Agradeço pelo elogio e pela palavra de estímulo. Bjs
ExcluirGostei do post. Sou muito ligado na cultura oriental e gostaria de encontrar outras postagens desse tipo.
ResponderExcluirGabriel, não faço postagens apenas sobre cultura japonesa. O blog é focado em cultura de forma geral, e também publico às vezes algo sobre feminices. Sou mulher e gosto de compartilhar o que acontece no meu mundo com as amigas, mas de vez enquanto farei novos posts sobre a cultura da terra do sol nascente. Sinta-se à vontade para voltar quando quiser.
Excluir