"A paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço", Martinho Lutero
Há 500 anos exatamente na data de hoje, 31 de outubro, teve início o movimento conhecido como Reforma Protestante culminado com a divulgação das 95 teses de Martinho Lutero. Mas você conhece quem foi Lutero e o que gerou essa contestação? Aqui você vai ficar a par de um pouco da vida de Lutero e sobre as causas e consequências da Reforma. Igrejas espalhadas pelo mundo comemoraram a importante data durante todo o mês de outubro e na Alemanha, país de origem de Lutero, o dia foi de feriado nacional com direito a celebração no Castelo de Wittemberg, berço da Reforma. (*No final da postagem vocês podem conferir o filme Martinho Lutero, a Reforma Protestante)
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão realizado por Matinho Lutero em 31 de outubro de 1517 quando protestou contra a doutrina praticada pela Igreja Católica através de suas 95 teses propondo uma reforma do catolicismo romano, na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como Cinco Solas.
Cinco Solas são frases latinas que definem os princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição aos ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. A palavra 'sola' significa 'somente' em português e sintetiza os credos teológicos básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais a vida e a prática cristã, e todos implicitamente se contrapõem ou rejeitam os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana. São elas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça) e Sola Deo gloria (somente a glória de Deus).
"Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem meu guia", Martinho Lutero
O período que precedeu a reforma é chamado de pré-reforma. Sua origem data do século VII e advém dos valdenses, uma denominação cristã resultante dos seguidores de Pedro Valdo, um comerciante de Lyon que se converteu ao Cristianismo por volta de 1174. Ele resolveu encomendar uma tradução da Bíblia para linguagem popular e começou a pregá-la para a população sem ser sacerdote. Ao mesmo tempo, renunciou a sua atividade e os seus bens, repartindo tudo com os pobres.
Desde o início, os valdenses reivindicavam o direito de cada um poder ter a sua bíblia traduzida em sua própria língua, considerando ser a única fonte de toda autoridade eclesiástica. Eles reuniam-se secretamente em casas de famílias ou até mesmo em grutas devido a perseguição da igreja católica, já que negavam a supremacia de Roma e rejeitavam o culto as imagens, que consideravam idolatria.
"Nós em Cristo=Justificação, Cristo em nós=Santificação", Martinho Lutero
No século XVI, o inglês John Wycliffe, um professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês considerado como precursor da Reforma Protestante, levantou diversas contradições sobre controvérsias que envolviam o Cristianismo, mais precisamente a Igreja Católica Romana. Entre outras ideias, queria o retorno da igreja à primitiva pobreza do tempo dos evangelistas, que a seu ver era incompatível com a autoridade política exercido pelo papa e pelos cardeais, e que o poder da igreja deveria ser limitado as questões espirituais, sendo o mando executivo exercido pelo Estado, representado pelo rei. Mais tarde surgiu outra figura importante desse período, John Huss, um pensador tcheco que iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe e seus seguidores ficaram conhecidos como hussitas.
"Muitas vezes fui levado à oração pela irresistível convicção de que este era o único lugar para onde podia ir", Martinho Lutero
No início do século XVI, o alemão Martinho Lutero, ou Martin Luther em alemão, um ex-monge agostiniano e professor de teologia germânica, abraçou as ideias pré-reformadoras e proferiu três sermões contra as indulgência em 1516 e 1517. E precisamente há 500 anos atrás, no dia 31 de outubro de 1517 pregou as 95 teses na porta da Catedral de Wittemberg com um convite a uma disputa escolástica sobre elas, em que ofereceria um método formal de debate para descobrir verdades na teologia e na ciência. Esse acontecimento é considerado como o início da Reforma Protestante.
Essas teses condenavam o paganismo e a avareza na igreja e pediam um debate teológico sobre o que as indulgência significavam. Essas 95 teses foram logos traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e após um mês haviam siso espalhadas por toda a Europa.
"Existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda", Martinho Lutero
Em junho de 1518 foi aberto um processo por parte da Igreja católica contra Lutero por conta das suas 95 teses. Ele acabou exilado por uma ano no Castelo de Wartburg, período em que realizou a tradução da bíblia para o alemão da qual foi publicado o Novo Testamento, em 1522.
Enquanto isso, muitos acontecimentos sucederam no clero, como renúncias de castidade, votos monásticos eram atacados, houve manifesto contra formas de adoração, missas chegaram ao fim, imagens nas igrejas foram eliminadas e aconteceu ab-rogação do celibato. Lutero se casou com uma ex-monja, marcando de uma vez por toda o rompimento com a Igreja Católica. Seu casamento incentivou o casamento de outros padres e freiras dissidentes do catolicismo.
"Minha consciência é escrava da palavra de Deus", Martinho Lutero
Em 1520, Lutero recebeu um exemplar da Bula Papal para retratar-se ou seria excomungado. Mas em protesto, ele juntamente com estudantes e professores de Wittemberg queimaram a Bula em praça pública. Ele também escreveu livros e tornou-se notório em toda a Europa.
Em janeiro de 1521, foi realizada a Dieta de Worms, uma dieta imperial do Sacro Império Romano Germânico realizada em Worms que consistia em um tipo de assembleia que funcionava como um órgão deliberativo formal em que suas decisões valiam para todo o império. Nela Lutero foi convocado para desmentir suas teses, mas no entanto ele defendeu-as e pediu a Reforma.
Para Lutero, Deus é quem torna um homem bom e justo e a salvação apenas é possível com uma experiência pura de fé em Jesus Cristo. O que os Reformadores mais queriam acima de tudo era a 'sola scriptura', ou seja, a total fidelidade ao que dizem os evangelhos contidos na bíblia. Isso significa que a bíblia é a única base para ensinamento da doutrina cristã por ser a única palavra autorizada e inspirado por Deus.
"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras, deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias", Martinho Lutero
Dentre alguns pontos de relevância causados pela Reforma Protestante destacam-se: A possibilidade de acesso a bíblia, graças as traduções feitas por vários reformadores da época, entre eles o próprio Lutero; Diminuição do poder da Igreja Católica na Europa, inclusive redução da interferência no poder político dos monarcas; Diversos grupos independentes foram criados, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas da Reforma, surgiram diversos grupos destacando o luteranismo, que foi o originador do movimento da reforma da Igreja Católica, os calvinistas e anglicanos. Nos séculos seguintes surgiram outras denominação com destaque para os batistas e os metodistas; Houva reação da Igreja Católica conhecida como contra-reforma ao movimento da Reforma Protestante, a inquisição foi reativa e o combate ao Protestantismo foi estabelecido; Surgiram conflitos sociais de ordem religiosa, além de perseguições e cerca de 30 mil protestantes foram assassinados em 1572 por católicos na França, o episódio ficou conhecido como 'O Massacre da Noite de São Bartolomeu'; O surgimento de movimentos sociais, que tinham como propósito a implantação de um sistema social e econômico mais justo, como a Guerra dos Camponeses que ocorreu na Alemanha, em 1525. Esse movimento prometia abolir as obrigações dos servos e a propriedade privada criando um sistema agrário igualitário.
"A superstição, a idolatria e hipocrisia são muito bem remuneradas, mas a verdade continua mendigando", Martinho Lutero
##############################################################################
Visite também meus perfis nas redes sociais: YouTube: Amanda Limmat Facebook: Entre Culturas Twitter: twitter.com/amandalevita28 Instagram: instagram.com/amandalevita28

Nenhum comentário:
Postar um comentário